Comentários

(7)
Wagner Stabelini, Advogado
Wagner Stabelini
Comentário · há 6 anos
Denota-se que a mencionada sonegação endêmica possui lastro cultural sim.

Porém, não devemos olvidar que a formação do indivíduo se dá primordialmente pelas referências - condutas dos pais, familiares, vizinhos e "políticos" dentre outras.

Então, como podemos exigir que o indivíduo não pratique determinados atos em seu cotidiano, que na maioria das vezes é a exteriorização do seu inconsciente, no qual está gravado o reflexo duma cultura esvaziada de valores éticos?

Como exigir-lhe "firmeza ética na fila do supermercado"?

Como exigir-lhe "firmeza ética" ante a falência do sistema educacional?

O exemplo vem de cima, e como ele é totalmente anti-ético, a proposta de inversão, para que o exemplo surja de baixo, mostra-se quase impossível, para poucas exceções, como aquele cidadão que teve "sorte" de receber uma educação verdadeira, pautada em valores éticos que lhe fora transmitida.

Mas, referimo-nos à grande massa da população cujos direitos consagrados constitucionalmente são diariamente extirpados, na verdade sonegados pelo poder público, e a tentativa de justificar as mazelas do poder público, atribuindo culpa àquela "massa", ou seja, que em razão da "falta de firmeza ética" da população, é que o poder público age como tal, dilapidando o patrimônio público e surrupiando direitos.

Portanto, a culpa pelas mazelas do poder público, pela sonegação endêmica, não pode ser atribuída à população mas àqueles que estão acima, no poder, de posse de um cargo ou mandato público, e destes sim, exigir-lhes o exemplo ético, o exemplo de repulsa à sonegação, a qual certamente se propagará, e servirá de referência na formação de uma nova cultura, que será absorvida pelos cidadãos.
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres
Fale agora com Wagner
Av. Paulista, 726 - Conj. 1707 - 17º Andar - São Paulo (Estado) - 01310100

Wagner Stabelini

Av. Paulista, 726 - Conj. 1707 - 17º Andar - São Paulo (Estado) - 01310-100

Entrar em contato